sábado, março 10, 2007

série: O começo # 17 (La Paz/ Tiahuanaco)

[japex ]
Série: América do Sul / O começo
jan. 2006 - La paz / Tiwanaku- Bol.
9/1/2006 17:22:33
fuji Finepix A310


Fui chegando como quem não quer nada perto de um grupo de argentinos que escutava atentamente o que o guia falava. Na certa o grupo tinha o contratado quando chegaram no local.
Convidado a permanecer com o grupo, perguntaram primeiro em inglês de onde era, e respondi "from Brazil", como se o português soasse estranho para quem nasce na América Latina. E a segunda pergunta veio "Have japaneses in Brazil?" , "não, só eu! hehehe ".
Continuaram a andar, passaram por vários lugares explicados detalhadamente por José, o guia.
O modo de vida, o que comiam, o que era aquele local, as diferenças dos outros povos.
Já na hora de ir embora, alguns trocados para José e o pé foi andando em direção a uma vila próxima de Tiahuanaco.
Já era perto das seis horas da tarde e não sabia como voltar para La paz, vagando pelas ruas daquela vila quase deserta uma van veio na minha direção aos gritos...

..."Fábio! Fábio!"

Pensei que a altura e o cansaço estivesse afetando meu cérebro, e pensei melhor, já que esta afetando , que seja uma van cheia de suecas lindas gritando por mim. Triste ilusão, nem tão triste assim, era Bárbara tentando me encontrar para retornarmos a La Paz.



[vila]
Série: América do Sul / O começo
jan. 2006 - La paz / Tiwanaku- Bol.
9/1/2006 18:22:34
fuji Finepix A310


Sentei lá atrás do lado de um senhor de chapéu, devia ter seus 60, 65 anos. Provavelmente era uma agricultor, com uma enchada na mão e o rosto marcado pelo sol dos andes, não me restavam dúvidas.



Ele me chamou e disse:



_De onde é?
_Brasil.
_Brasil? que país belo, rico. Lá ninguém passa fome né? tudo que se planta dá!
_Sim, neste ponto sim, é um país muito fértil, grande, mas tem muita pobreza lá também, há muita desigualdade.
_Aqui também, culpa daquele presidente americano, queria ver se ele tem coragem de pôr os pés na Bolívia, o povo mataria ele, ele desgraçou a Bolivia! conhece Evo Morales?
_Sim, claro, foi eleito agora e a posse vai ser aqui em Tiahuanaco né?
_É, ele é gente como agente, desta terra, era agricultor, plantava coca, é um Aymará, eu sou aymará, era como eu, como "nosotros". Dizia batendo no peito com orgulho, e mostrando os muros das casas com o nome de Evo , aquela cena me lembrou há alguns anos atrás em Porto Alegre no Fórum Social.

_Ele será um grande presidente, tomara.



Mais algum tempo de viagem e alguns cochilos seu Fernando repetia constantemente:


_Brasil, que belo! que belo!



Chegando na cidade alta de La Paz seu Fernando me pergunta



_Fábio? seu nome não? Tem gás para todos no Brasil?
_Tem sim, há muito tempo que não falta gás por lá.
_Como se compra gás no Brasil?
_Olha, lá agente liga para um local onde vende gás e eles trazem em casa.
_Verdade? Que belo! Você está vendo aquela fila?
Era uma fila imensa, com várias pessoas com botijão de gás, na frente de uma portinha.
_Sim, o que é aquilo?
_É para comprar gás, ficamos horas na fila, e tem gente que vai embora pra casa sem e volta no outro dia.



Tive um pouco de vergonha, não sei por quê, a mesma coisa encontrei lá em Santa Cruz, filas e filas em postos de gasolina para abastecer e vários lugares com uma placa dizendo que não havia combustível.


Dias depois já no Brasil, vi pela televisão um desacordo entre a petrobrás e a Bolívia pela hegemonia do gás Boliviano e o crescimento de postos BR na Bolívia.



Fiquei imaginando em que o Seu Fernando estaria pensando naquele momento.


Nos despedimos, ele me deu um cacho de banana, disse que era um presente para o novo amigo brasileiro. Agradeci e dividi as bananas com minhas amigas francesas e holandeses e voltamos para o Hostel, cansados.




[Evo presidente]
Série: América do Sul / O começo
jan. 2006 - La paz / Tiwanaku- Bol.
9/1/2006 19:12:21
fuji Finepix A310

[museu tiahuanaco]
Série: América do Sul / O começo
jan. 2006 - La paz / Tiwanaku- Bol.
9/1/2006 14:10:22
fuji Finepix A310





[museu tiahuanaco1]
Série: América do Sul / O começo
jan. 2006 - La paz / Tiwanaku- Bol.
9/1/2006 16:42:16
fuji Finepix A310


[museu tiahuanaco2]
Série: América do Sul / O começo
jan. 2006 - La paz / Tiwanaku- Bol.
9/1/2006 16:55:52
fuji Finepix A310



[museu tiahuanaco3]

Série: América do Sul / O começo
jan. 2006 - La paz / Tiwanaku- Bol.
9/1/2006 16:46:56
fuji Finepix A310

Nenhum comentário: