terça-feira, março 13, 2007

série: O começo # 18 (La Paz/ chacaltaya)

Vou dar um descanso por enquanto. Um outro dia volto com elas, com o restante.

Mas antes do fim...

Ultimo dia em La paz. Barbara, Ceci e Aurora iam nos primeiros raios de sol para Copacabana, no lago titicaca.

Enquanto arrumava as coisas, me remoía o fato que não tinha conseguido ir até o Chacaltaya, ver a tão esperada neve a 5.500 metros acima do nível do mar, sentir o ar rarefeito e tal.

Por outro lado não seguir viagem com minhas companheiras de quarto era um pouco triste.

O estranho é saber que nestas horas cada um tem seu caminho e não importa o que aconteça, ele já havia sido traçado.

Não podia ir embora sem conhecer aquela montanha gelada. Caminhei até a rodoviária junto com elas e lá fui procurar alguém ou alguma coisa que me levasse ao chacaltaya. Com muita insistência consegui uma empresa que tinha só mais um lugar na van, sairia em alguns minutos, mas os velhos minutos bolivianos, eternos.`

Em uma viagem como essa muitas pessoas passam no seu caminho, algumas ficam outras vão, gente que nunca mais veremos, a não ser por uma grande coincidência, destas que ficamos horas e horas repetindo: _ P... que P....!!! não acredito !!!!!!

Se cria uma amizade tão grande, que parece que se conhece há muito tempo. Pessoas são assim, seres incríveis.

Nos despedimos e partimos, fica a presença.

Esperei durante duas horas a van chegar e nada, quando finalmente chegou, lotada, ouço lá do fundo.

_Filho da p...! pisou no meu pé! cara....!!!!



Quando pensei que argentino era uma praga, é que não lembrei que o Brasil é bem maior que a misera Argentina.

Brasileiros. E lá a situação era a seguinte: Um carioca tentando ensinar uma holandesa mandar um argentino tomar naquele lugar. Um mineiro roncando com uma cara de quem passou a noite inteira bebendo. Um cabeludo de camiseta regata num frio chegando próximo a zero grau. Um casal de Natal não gostando nada daquela bagunça. E eu, do lado da guia que mais uma vez tentava perguntar meu nome em inglês!



Chacaltaya a mais alta montanha esquiável do mundo. Situada próxima a cidade de La Paz, possui um altitude de 5.300 m acima do nível do mar. Hoje infelizmente pela ação do Homem, um ser que se diferencia na natureza pela utilização da razão e se vangloria por isso, não se pode esquiar pois não há neve na montanha toda, só no seu pico.

Um dia antes havia nevado muito e a montanha estava branquinha. Ela é gigante, imponente, fica ao lado de outra montanha maior, mais imponente ainda. Hoje entendo por que falam que montanha tem vida própria, dão nome às montanhas e as tratam com muito respeito.

Ali foi o local que mais cheguei perto de Deus.

Me senti uma criança, feliz com os pés balançando como quem vai ao parque num domingo a tarde.







6 comentários:

Anônimo disse...

Como assim, "vai dar um descanso"? Não, não autorizado. ;-)

Anônimo disse...

"pessoas são assim seres incriveis"
incrivel é a coincidencia de vc dizer as mesmas coisas que eu penso sobre pessoas incriveis sobre as viagens que percorro,,,,
gracias por isso, japa!

Anônimo disse...

tah na hora de atualizar

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Por onde anda esse pé?

Jefferson Barbosa disse...

Grandes viagens, grandes estorias.

Japex, não pude deixar de vim agradecer seu comentário. Suas criticas e opiniões são aceitas. Parabenizo você por, também, saber expor suas opiniões.

Nunca fiz uma replica com nexo direto aos comentários que fazem no blog por questões morais. Mas em relação ao que você almeja: Sim, sou brasileiro e humano. Acredito, não sei até quando, ou o quanto, mas acredito em futuro melhor pra nossa sociedade.

E eu irei trabalhar para isso. Será um presente aos meus herdeiros.

Grande abraço!

Gala disse...

oiiiiiiiiiiiii, vc falou coisas lindinhas de mim no blog da cris


vamos nos encontrarrrrrrrrrrrrrr fabioooooooo e vc vai enviar carta minha pra os pinguinos, ta bom?!?! hahahaha

depois vou te deixar o meu telephone ta?