sábado, janeiro 13, 2007

Persianas

Era mais ou menos perto do meio dia e no escritório da casa se percebia bem melhor as persianas, a luz do sol a pico batia com força naquela textura, feita de um material que parecia ser sintético. A persiana praticamente cobria a parede inteira (3 m x 2 m ) dando um efeito fascinante, tanto de longe quanto de perto.

Foi ai que dos pés subiu a cabeça uma pergunta:

_por quê persianas?

Depois de saber, fiquei olhando, parece que elas pulsam como se realmente passasse água entre os filetes, fiquei olhando para uma das imagens abaixo (persianas 3) , elas se mexem.
fiquei olhando(...)

[Persiana 1]
Série: Estampas
jan. 2007 - Sertãozinho, SP - Br
10/1/2007 11:35:23
Canon EOS DIGITAL REBEL XT


[Persiana 2]
Série: Estampas

jan. 2007 - Sertãozinho, SP - Br

10/1/2007 11:36
Canon EOS DIGITAL REBEL XT


[Persiana 3]
Série: Estampas
jan. 2007 - Sertãozinho, SP - Br
10/1/2007 11:38:23
Canon EOS DIGITAL REBEL XT



A HISTÓRIA DA PERSIANA

Pierre Le Fou(1804-1850)

Foi na Cote d´Azur (Costa Azul) que Pierre Le Fou inventou a persiana.

Ele era engenheiro: Num dado momento de sua vida Pierre Le Fou estava estudando um método de conter o movimento das águas em um pequeno riacho na propriedade de seu pai, Antonie Le Fou, após estudar muitos métodos sem resultado algum chegou à conclusão que algumas madeiras atravessadas de uma margem à outra do riacho poderia diminuir o fluxo da água, mas este fluxo deveria ser regulável o que ele imaginou poder ser feito com o movimento das madeiras. Chegando em casa com a idéia na cabeça preparou uma maquete feita em algodão engomado com cordoamento para o devido movimento das lâminas de algodão.
Depois de feita a maquete e engomada, sua esposa Janine Le Fou colocou a maquete em uma janela pendurada para secar a goma. Ao movimentar as lâminas da maquete verificou que a luminosidade do ambiente poderia ser controlada. O que a levou junto com seu marido a criar uma nova espécie de cortina que chamaram de persiana em homenagem a Pierre cujo seu apelido de infância era “persi”.
Isto aconteceu em 1824.
Ele quando inventou a persiana contava com 20 anos de idade e morreu em 1850 de “tifo” pois naquela época não havia cura para a doença.
Fonte: Antoine Griff, pesquisador francês dos grandes inventos e descobertas da humanidade.


2 comentários:

Anônimo disse...

você toma ácido?

Fábio N. Hasegawa disse...

entendi, das persianas??? olha ultima foto das persianas, fica olhando atentamente pra elas... elas vão começar a mecher, juro!!! e você nem vai ter tomado, nem água.